Inseticidas organoclorados são considerados um tipo de agrotóxico. São todos os inseticidas obtidos de reações de diferentes alcoóis com ácido fosfórico e seus homólogos. Acreditava-se que tinham baixa toxicidade, porém o uso destes inseticidas foi reavaliado, pela alta persistência destes compostos no ambiente, classificados como Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), pelo acúmulo na cadeia alimentar, e pelos grandes danos aos seres vivos. Os exemplos abaixo foram mundialmente proibidos há cerca de 30 anos, porém ainda existem locais fortemente contaminados devido à longa persistência destes compostos no meio ambiente: - Toxafeno: um dos pesticidas mais usados na década de 70, no controle de pestes do algodoeiro, cereais, árvores de fruto e vegetais, entre outras. Usava-se ainda no extermínio de espécies de peixe consideradas indesejáveis.
- Hexaclorociclohexano (HCH): usado no controle de vetores doenças como Chagas e malária. É atualmente considerado um carcinógeno humano e pode persistir por mais de 15 anos no meio ambiente.
- Dodecacloro: usado no combate a formigas.
- Clordecona: inseticida, também conhecido como Kepone, utilizado em hortaliças, bananeiras, tabaco e frutas e degrada-se lentamente no meio ambiente.
- Ciclodienos ( Aldrin, Dieldrin, Endrin, Heptacloro, Clordano e Endosulfan)
- Aldrin ƒn- inseticidas (controle de pragas e cupins, lagartas e formigas cortadeiras e controle de insetos do solo), fungicidas (proteção de sementes) e herbicidas;
- Dieldrin: utilizado para controlar pragas de gafanhotos, vetores de doenças tropicais, no controle de cupins e no tratamento de plantas, frutas e sementes para cultivo.
- Endrin: Inseticida usado nas culturas de algodão arroz e milho.
- Heptacloro: usado no controle de insetos de solo, contra pragas do algodoeiro (gafanhotos) e contra o vetor da Malária.
- Clordano: usado contra insetos cujas larvas se alimentam de raízes; já foi usado como pesticida no milho e atualmente é usado em gado e em jardins domésticos.
- Endosulfan: já foi muito utilizado em muitas culturas, como algodão, cacau, café, cana-de-açúcar e soja entre outras, e ainda para uso doméstico. Neste ano, a ANVISA proibiu o uso desta substância e só poderá ser usado em cultura de algodão até 2013.
» Voltar
|