Desde a década de 40 com o advento do DDT, os compostos químicos têm sido amplamente utilizados no combate aos insetos vetores. O grande milagre que esses produtos aparentemente realizaram, levou a uma idéia de que sozinhos poderiam solucionar os antigos problemas que o homem tem com os insetos. E assim os inseticidas químicos passaram a ser utilizados de maneira desordenada, abusiva e supostamente preventiva, levando os insetos alvo a desenvolverem resistência a vários desses compostos.
Com a frequente queda da eficiência desse controle devido à resistência, o homem volta sua busca a outras opções. Entre elas estão ações preventivas e corretivas que impedem a instalação de pragas no ambiente urbano evitando danos significativos. Podem ser controles biológicos, físicos, mecânicos ou culturais.
Entram nesse método, também chamado de “Controle Integrado de Pragas Urbanas”, trabalhos educacionais, higiene e limpeza do local. Podem ser utilizadas barreiras físicas, para impedir o acesso das pragas, como o uso de telas nas janelas, mosquiteiros e também armadilhas, o que requer um conjunto de detalhes de instalação para uma boa eficiência. Neste último caso a identificação da espécie pode ser realizada.
Aplica-se o mínimo possível de veneno, para diminuir as chances de contaminação ambiental. Este, portanto, é um método vantajoso sob o ponto de vista higiênico, ecológico e econômico.
Para que o Controle Integrado de Pragas seja eficiente, algumas recomendações para evitar a entrada de insetos em residências podem ser seguidas:
- saneamento básico;
- vedar ralos, portas e janelas;
- verificar a tubulação (se tiverem falhas, é uma possível porta de entrada);
- providenciar o concerto de azulejos mal assentados ou quebrados;
- evitar acúmulo de água em ralos, drenos;
- retirar o lixo diariamente;
- evitar a presença de entulho, caixas e embalagens mal armazenadas e material que não está sendo utilizado;
- aparar a grama;
- retirar poeira e materiais deteriorados;
- instalar boa iluminação em todas as áreas do local;
- ar condicionado, pois se mantém o ambiente fechado.
Lembre-se uma empresa especializada em dedetização é apta para lhe auxiliar quanto as medidas corretivas e preventivas contra as pragas.
» Voltar
|