dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
 
Inseticidas Genéticos

Novas técnicas de controle de pragas estão sendo desenvolvidas, tendo em vista que há cada vez mais resistência aos inseticidas comerciais e também aos métodos de dedetização aplicados pelas prefeituras, o pesquisador André Wilke, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), adaptou um método para o controle de mosquitos, que é somente um exemplo do que ainda pode ser realizado futuramente.

A metodologia se caracteriza pela produção de exemplares geneticamente modificados para liberação em regiões infestadas por Culex quinquefasciatus (conhecido popularmente como pernilongo ou muriçoca), a fim de controlar sua população. O mosquito é considerado uma praga urbana por ser capaz de se desenvolver em águas poluídas e atingir elevada densidade.

O pesquisador adaptou procedimentos da técnica de Liberação de Insetos Carregando Gene Letal Dominante (RIDL, na sigla em inglês), que utiliza micro injeções de genes em embriões de mosquitos. A técnica consiste na produção de insetos com um gene letal que é expresso somente em fêmeas. Com a inserção desse gene letal ao genoma do mosquito, sob o comando de um promotor específico de fêmea, é possível levar o mosquito à morte. Após esse procedimento, os machos transgênicos podem ser liberados na natureza para cruzar com fêmeas selvagens, resultando em descendentes apenas machos, uma vez que o gene letal é expresso nas fêmeas.

O efeito nos machos, que cruzam com fêmeas selvagens para gerar outros machos, dura por até três gerações, causando o declínio no número de indivíduos e, posteriormente, suprimindo a população. Outra vantagem é que os machos dos mosquitos não picam o homem, por conseguinte não transmitem o patógeno (microorganismo causador da doença).

Essa técnica tem diversas vantagens, pois diferentemente dos inseticidas que são tóxicos ao meio ambiente, os mosquitos liberados não contaminam o homem nem outros animais predadores, já que atingem somente a população de Culex, além de não deixar nenhum tipo de resíduo no meio ambiente.

É importante ressaltar que essa técnica necessita estudos prévios para sua realização, caso contrário pode haver um impacto no equilíbrio natural.

Porém o ideal é que outras medidas de controle sejam feitas em conjunto, como a despoluição dos rios e a educação da população.

» Voltar

 
 

 

Dedetização de Pragas Urbanas Dedetização de Cochonilha Dedetização de Sauva Dedetização de Caruncho Dedetização de Pulgões Dedetização de Lagarta Dedetização de Tesourinha Dedetização de Tatuzinho Dedetização de Percevejo Dedetização de Marimbondo Dedetização de Moaquito Dedetização de Carrapato Dedetização de Traças Dedetização de Barbeiro Dedetização de Dengue Anuncie no Portal Dedetização Dedetização de Brocas Dedetização de Ácaros Dedetização de Aranhas Dedetização de escorpião Dedetização de Pulgas Dedetização de Moscas Dedetização de Pombos Dedetização de Formigas Dedetização de Baratas Dedetização de Ratos Dedetização de Cupinsdedetização
 
Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização