O Temik mais conhecido como chumbinho é proibido por lei sua comercialização ao público em geral. Sua venda somente é permitida em casas especializadas em materiais agropecuário que quando de sua aquisição o agricultor é obrigado a informar a destinação do produto.
Muito se propaga, por pessoas leigas no assunto, de sua eficácia, porém a verdade é que sua ação por ser muito rápida (a morte) leva a crença de que o problema foi solucionado. Porém os ratos são altamente perceptivos do perigo quando da perda de um de sua ninhada. por ingestão de um alimento, é como se comunicassem entre si “não comam porque leva a morte”, tornando totalmente ineficaz seu combate a outros da ninhada.
Os raticidas utilizados, hoje, pelas empresas especializadas, sua ação leva de 3 a 5 dias a morte de um rato, o que propicia de certo modo a “ludibriar” o restante da ninhada a sua alimentação, desta forma tornando-se muito mais eficazes. Vale salientar ainda que os profissionais em desratização saberão fazer um estudo detalhado do ambiente para a aplicação correta de um raticida, diferentemente da utilização de chumbinho.
Muitos atendimentos a crianças e até adultos, em pronto socorro, de hospitais, são ocasionados pela irresponsabilidade da utilização desse veneno (chumbinho) no combate ao rato e em muitos casos, quando do não pronto atendimento ocasionaram a perda de vida.
Lembre-se o cuidado ambiental é um dos fatores fundamentais para evitar os ratos, porém quando de sua aparição nunca tente soluções próprias contrate sempre empresas especializadas do setor.
» Voltar
|