Moscas varejeiras: Grupo grande e praticamente ubíquo, tendo muitas espécies considerável importância econômica. O tamanho da maioria dos califorídeos é semelhante ao da mosca doméstica ou um pouco maior. Muitos deles apresentam cor metálica, azul ou verde.
Os califorídeos são frequentemente de cor metálica e têm a arista da antena plumosa até o ápice, enquanto os sarcofagídeos são escuros com faixas cinzentas no tórax. A maioria dos califorídeos é saprófaga, alimentando-se de larvas de carniça, excrementos e substâncias semelhantes. As espécies mais comuns são as necrófagas. Estas, põem os ovos nos cadáveres de animais e as larvas alimentam-se dos tecidos em decomposição.
Para a maioria das pessoas, a visão de um animal morto pululando de vermes (em sua maioria larvas de califorídeos) causa nojo, mas deve-se lembrar que esses insetos estão desempenhando valioso serviço para o homem ao retirar da paisagem os cadáveres de animais. As larvas de algumas espécies necrófagas, especialmente de Lucilia sericata (Meigen) e Phoormia regina (Meigen), quando criadas em condições assépticas, têm sido usadas no tratamento de moléstias como osteomielite. Por outro lado, muitas dessas moscas podem servir de vetores mecânicos de diversas doenças como disenterias.
Algumas moscas varejeiras colocam os ovos em feridas abertas de animais ou do homem. Em alguns casos, as larvas alimentam-se de tecido em decomposição ou supuração, mas em outros, podem atacar tecidos vivos. A mosca da bicheira, Callitroga hominivorax (Coquerel), é uma espécie da última categoria que põe os ovos em feridas ou nas narinas do hospedeiro, podendo as larvas causar danos consideráveis.
Recentemente, no Sul e Sudoeste dos Estados Unidos. O número dessas moscas foi grandemente reduzido pela soltura de grande quantidade de machos estéreis. As fêmeas copulam uma única vez e os ovos das que copularem com machos estéreis não se desenvolvem.
Quando larvas de moscas tornam-se parasitas do homem ou de animais, falamos em míiases. As moscas da bicheira podem se desenvolver em feridas superficiais, produzindo miíases cutâneas, ou na cavidade nasal, produzindo miíase nasal. Algumas moscas deste grupo podem se desenvolver no intestino do homem, causando miíase intestinal. As miíases do homem não são muito comuns, ocorrendo mais acidentalmente, mas as dos animais domésticos são bastante importantes.
» Voltar
|