dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
 

Lagarta das Palmeiras

lagarta das palmeiras


As palmeiras são plantas características de paisagens tropicais, tendo várias espécies exploradas comercialmente. Elas possuem grande destaque no uso como plantas ornamentais, embelezando ruas, praças, casas, clubes, condomínios e vários outros lugares. Além do uso paisagístico, várias espécies também fornecem importantes produtos comerciais, como cocos (coqueiros são um tipo de palmeira), tâmaras, palmitos, óleos, ceras, dentre outros.

Durante seu desenvolvimento, as palmeiras podem sofrer o ataque de diversos tipos de pragas. Dentre as mais devastadoras estão as lagartas das palmeiras, também conhecidas como lagartas das folhas do coqueiro. Esses insetos se alimentam das folhas das plantas, causando grandes prejuízos e devastação da copa das árvores atacadas.

» Biologia (saiba mais)

 
 

Habitat


As borboletas do gênero Brassolis são abundantes nas cidades da América Central e do Sul. B. sophorae é predominante no interior do país, na Amazônia e na região Sudeste do Brasil, onde se concentram os maiores centros urbanos e de exploração de palmeiras do país. Essa espécie se adaptou bem à cidade, ocorrendo, inclusive, nos setores mais intensamente urbanizados. B. astyra é mais comum no litoral se Sul do país, sendo mais sensível a urbanização e ocorrendo principalmente em parques e praças de grandes dimensões.

» Habitat (saiba mais)

 
 

Ciclo de Vida

As pequenas lagartas deixam os ovos em cerca de três semanas e tem um longo período de desenvolvimento, levando cerca de 150 dias para chegar ao estágio de pupa. Passam praticamente todo esse período escondidas em seu abrigo, abrindo mão dessa proteção durante o crepúsculo (por-do-sol e começo da noite) para se alimentar.

» Ciclo de Vida (saiba mais)

 
 

Reprodução

Para o acasalamento, as borboletas costumam voar em número de 6 a 8 indivíduos. Quando vão colocar seus ovos, as fêmeas voam de forma solitária e colocam seus ovos lado a lado nas folhas novas das palmeiras, formando uma espécie de placa. Elas depositam seus ovos na parte inferior da folha, em grupos de 100 a 150. O período de incubação é de cerca de três semanas.

As oviposições podem sem encontradas entre os meses de setembro e outubro no sudeste do Brasil. Depois que eclodem, as pequenas larvas consomem a casca de seus ovos e ficam apenas as bases dos ovos aderidas à planta.

 
 

Métodos de Controle


O controle químico pode ser feito com aplicação de inseticidas. O controle biológico é uma forma eficiente de se conter diversas pragas, entre elas, a lagarta das palmeiras.

» Métodos de Controle (saiba mais)

 
 

Referências Bibliográficas


Referências Bibliográficas para elaboração do texto...

» Referências Bibliográficas (saiba mais)

 



Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização